domingo, 11 de julho de 2010

A vitória que Deus nos dá nas derrotas.

Lucas 5:1-11
O propósito de Deus para os seus filhos é que eles vivam em vitória.

Infelizmente, a grande maioria dos Cristãos pensa que a vitória é um acidente, ou seja, que é algo anormal. Mas não é bem assim, a vitória é uma experiência que os filhos de Deus podem e devem desfrutar sempre.

Vamos ver aqui, que até mesmo em nossas derrotas Deus é Poderoso para nos dar a vitória.



I – Derrotas, ninguém gosta.

1 – A palavra em si já não agrada. A derrota é sempre frustrante, triste, desoladora, indesejável mesmo.

2 – Em todos os aspectos, nas variadas áreas da vida, a derrota é sempre o que não queremos. No esporte, nos negócios, seja no que for, todos nós detestamos ser derrotados. Isso nos humilha, abate o nosso orgulho, o nosso eu.

II – Derrotas: elas vêm, elas chegam.

Ainda que não queiramos, muitas vezes elas chegam. Isso acontece até com os filhos de Deus.

1 – O que Jó, Davi e outros servos do Senhor experimentaram, por ventura não foram aparentes derrotas?

2 – Quando acontece algo triste com um ente querido da nossa família, não nos sentimos feridos e dizemos: fui derrotado?

3 – Há épocas em que até parece-nos que o inimigo vem e nos passa uma rasteira.



III – Derrotas, oportunidades para Deus.

1 – Isso não significa que Deus nos queira ver sofrendo! Não Deus não é assim, o que queremos colocar é que Ele muitas vezes mos permite até experimentar o fracasso, a derrota, para nos levantar e nos dar a sua benção.

a – Um exemplo forte disso é Saulo de Tarso. Ele caiu por terra na Estrada de Damasco e foi só então que deus o levantou como um novo homem, Paulo.

b - Jacó é outro exemplo bem vivo. Só quando ele foi vencido pelo Anjo de Deus, no vale de Jaboque, que seu nome foi mudado para Israel. (Jacó – enganador, mentiroso, trapaceiro) – Israel (Que reina com Deus)

2 – Às vezes, é preciso que o velho vaso seja quebrado para que um novo vaso seja criado para o louvor e a glória de Deus.

IV - A vitória que Deus nos dá sobre ou nas derrotas.

1 – Vamos olhar o texto bíblico (Lucas 5:5) “Havendo trabalhado, à noite toda, nada apanhamos”

2 – Isto é fracasso, derrota. Imagine-nos alguém que trabalhava a noite toda e nada lucrou? Ma ali estava Jesus, Ele deu a Pedro a orientação certa (V.4) e, além disso, o sucesso (V. 6,7). Mais do que isto, mudou o rumo de sua vida!.

3 – É isso o que Jesus fez. Ali estava um grupo de derrotados, frustrados, desalentados, mas o Senhor veio e os abençoou.

4 – Quais são as suas derrotas? Talvez um vício, quem sabe um pecado oculto. É possível que seja uma área na qual você tenha se esforçado, mas não tem alcançado a vitória.

5 – Deus é poderoso para transformar as nossas derrotas em lindas vitórias. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer.


Conclusão: Levemos nossas derrotas ao Senhor, e Ele pela sua Graça as transformará em vitórias.

Deus os abençoe,

Pr. Fabio Luiz Furtado

Nenhum comentário:

Postar um comentário