quarta-feira, 21 de julho de 2010

Libertação e Vitória sobre a ansiedade.


Textos: Fil 4.6 e I Co 15.57

Vimos que Deus nos dá a vitória sobre a incredulidade.


A fé é um dom de Deus.

Hoje veremos como podemos ser vitoriosos numa área onde somos tremendamente afetados:

A ansiedade.
Tudo isso pode acontecer, ou seja, é possível a vitória, porque no texto no qual estamos nos estribando, o ensino é CLARÍSSIMO.

"Graças a Deus que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Salvador Jesus Cristo." I Co 15.57

I) A ansiedade: Um mal generalizado.

1- Podemos até dizer que a ansiedade tornou-se uma epidemia, alastrou-se contagiando praticamente a todos. Somos uma geração, uma sociedade que sofre da doença chamada ansiedade
2- Com o quê? Com a sobrevivência, com a família, com o futuro, são tantos os motivos, as razões, as causas...

3- Mas, na verdade, o que é ansiedade? É a angústia, a incerteza, é aflição, é um mal tão terrível que nos rouba a paz, a alegria, nos torna pessoas tensas e pode até causar doenças físicas, afetando o nosso organismo.

II) Ansiedade: Pecado aos olhos de Deus
1-À primeira vista, podemos até pensar que a ansiedade é algo assim tão normal que nem pecado seria. Mas não, aos olhos do Pai Celestial, a ansiedade é pecado. Vamos ver um pouco do ensino da Palavra:
- Em Mateus 6.25 - Há um mandamento nos ordenando a que não andemos ansiosos;

- Em Filipenses 4.6 - O apóstolo Paulo nos exorta a que não andemos preocupados ou ansiosos.

2- Quando fico ansioso, isto significa que estou tendo um tipo de comportamento que desagrada a Deus, exemplo:

Estou com a minha ansiedade, expressando falta de fé em Deus, incredulidade, falta de confiança, descrença no poder de Deus, é o mesmo que estar dizendo para Deus: "O Senhor não tem poder, o Senhor não cumpre suas promessas, o Senhor não me ama" e tantas outras loucuras.

III) Ansiedade: É possível a vitória sobre ela?

Alguns passos devem ser dados no trato desse terrível mal chamado "ansiedade".

1- Primeiro, já reconhecemos o que é pecado aos olhos de Deus. Então agora o passo seguinte é reconhecer que nada podemos fazer com a nossa ansiedade, ou seja, ela não pode resolver nossos problemas (Mateus 6.27).

2- O próximo passo é saber que Deus é fiel e está cuidando de nós com amor, ternura e dedicação (Mateus 6.25-30; IPedro 5.7; Hebreus 13. 5,6 e Salmo 40.17).

3- E agora, talvez o melhor remédio para a ansiedade esteja neste ensino da Palavra em Filipenses 4.6: Levar tudo a Deus em oração (oh! que paz perdemos sempre, oh! que dor no coração, só porque nós não levamos tudo a Deus em oração...)

A partir do momento em que vamos ao Senhor e de expormos nossa ansiedade através da oração, podemos estar certos da vitória.


Conclusão: Deus quer nos dar vitória sobre esse mal que tanto nos tem afligido, que é o mal da ansiedade.

Vamos aceitar e, pela fé, tomar posse dessa vitória que o Senhor nos dá em Jesus Cristo.


Deus o abençoe.
Fabio Luiz Furtado






Nenhum comentário:

Postar um comentário