sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Vivendo o Evangelho de Cristo com Dignidade

Filipenses 1.27-30

27 Somente portai-vos, dum modo digno do evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que permaneceis firmes num só espírito, combatendo juntamente com uma só alma pela fé do evangelho; 28 e que em nada estais atemorizados pelos adversários, o que para eles é indício de perdição, mas para vós de salvação, e isso da parte de Deus; 29 pois vos foi concedido, por amor de Cristo, não somente o crer nele, mas também o padecer por ele, 30 tendo o mesmo combate que já em mim tendes visto e agora ouvis que está em mim.


No original a expressão "viver" é "portar-se como cidadãos". Como deve ser o nosso comportamento, o nosso procedimento cristão? Neste trecho Bíblico somos exortados a vivermos de um modo digno do evangelho. Como?

I - Firmeza na Unidade (v.27)

1 - O Apóstolo Paulo usa a expressão: "estais firmes em um só espírito".
2 - Uma das grandes necessidades de uma comunidade é esta firmeza na unidade. É interessante que Paulo diz: ""Em um só espírito".
3 - A falta de firmeza na unidade de uma igreja é um péssimo testemunho, não dignifica, não honra, não exalta o Evangelho de Cristo.

!! - Luta no trabalho (v.27)

1 - Observe a ênfase que o Apóstolo dá quando fala da unidades: "Um único espírito, uma só alma, lutando juntos".
2 - Viver de um modo digno, na opinião do Apóstolo, é também lutar pela fé (evangélica).
3 - Reconhecermos, que neste particular, nós ainda somos indolentes, vagarosos, descuidados, negligentes, preguiçosos;
4 - Lutar pela fé (evangélica) é esforçar-se, dedicar-se, consagrar-se , é querer ver o Reino de Deus triunfar. Quantos hoje lutam por outras "fés". Quantos hoje dão suas próprias vidas em favor de outras coisas? Nós cristãos não temos nos empolgado com a fé (evangélica), não é isto trsite, até vergonhoso, um vexame?

III - Coragem (v.28)

1 - Neste texto, paulo ainda nos oferece uma outra idéia: ele diz que não podemos nos intimidar diante do adversário, um assunto que o apóstolo discute muito nesta epístola. Veja estes textos: 1:15, 17; 3:2,18 - Na Obra de Deus, sempre temos adversários, inimigos, foi sempre assim, com Moisés, Jeremias, Neemias, o próprio Jesus Cristo;
2 - Enganam-se aqueles que pensam que vão realizar a Obra de Deus sem oposições, críticas, perseguições e grandes dificuldades;
3 - Um dos maiores missionários foi W. Carey. Este homem enfrentou muitos adversários, o maior deles foi a loucura da sua própria esposa. O diabo é astuto, sagaz, ele procura arrefecer o nosso ânimo, nosso entusiasmo, o nosso ardor.
4 - Mas a palavra de Paulo é uma palavra de ordem: "Em nada estejais intimidados". O cristão é um corajoso, um lutador, o cristão não entrega os pontos. As fogueiras, as arenas, as espadas desembanhadas, os poderosos não intimidavam o filho de Deus.
Quanta inspiração ler Mateus 11:12, 43.11; Romanos 8:31-37
5 - Viver de um modo digno do evangelho de Cristo e não vacilar, e crer que os adversários, por mais terríveis que sejam, não prevalecerão sobre os Filhos de Deus.

Conclusão: Seja o nosso, o nosso propósito e o nosso esforço, viver de um modo digno o Evangelho de Cristo.

Deus os abençoe,

Pr. Fabio Luiz Furtado

Nenhum comentário:

Postar um comentário