sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Ouça o Senhor

Amós 1.1-2

1 As palavras de Amós, que estava entre os pastores de Tecoa, o que ele viu a respeito de Israel, nos dias de Uzias, rei de Judá, e nos dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel, dois anos antes do terremoto. 2 Disse ele: O Senhor brama de Sião, e de Jerusalém faz ouvir a sua voz; os prados dos pastores lamentam, seca-se o cume do Carmelo.



Amós era um agricultor que criava ovelhas e colhia figos. Certo dia, enquanto trabalhava, ouviu a voz do Senhor que o chamava. Como um bom amigo com quem conversamos.

Deus também fala conosco. Quando aprendemos a ouvir a voz de Deus, Ele fala de diversas formas:

Por meio de Sua Palavra Revelada (Bíblia), nas situações dos dia-a-dia; às vezes nos aconselha usando uma pessoa e demonstra amor e cuidado que tem por nós por meio de Sua criação.

Podemos ouvi-Lo das maneiras mais inesperadas.

Sua voz nem sempre é audível, pode ser doce cheia de amor e de aprovação; ou uma voz de repreensão , como um trovão que ruge.

A voz que Amós ouviu "Mas o Senhor me tirou de após o gado, e o Senhor me disse: Vai, profetiza ao meu povo Israel." (7:15) chamou-o para assumir um compromisso, realizar uma tarefa. Deus queria falar ao povo, mas as pessoas não sabiam ouvir.

Estavam com o coração endurecido, e a tarefa de Amós era transmitir a Mensagem de Divina. Muitas vezes não conseguimos entender o que o Senhor nos diz porque estamos com o coração fechado, endurecido. O que endurece o nosso coração?

O povo para quem Amós profetizou estava assim porque praticava a religião falsa, a religiosidade. Participavam das atividades certas, mas não tinham fé.

Por falta de fé tornavam-se orgulhosos e começavam a tratar uns aos outros de forma desumana.

A falta de sinceridade nas nossas orações e nas atitudes do dia-a-dia é um dos motivos que nos impede de ouvir a voz de Deus.

Se nosso amor à Deus for sincero, Ele falará com carinho, chamando-nos a andar com Ele.

Se por algum motivo nos deixarmos levar pelo orgulho e pela falsidade e trancarmos nosso coração, sua voz soará como um trovão.

De uma forma ou de outra, Deus falará conosco.

Se errarmos com aquele povo andava errado, Ele nos chamará ao arrependimento e oferecerá perdão.

Conclusão: Procure ficar em silêncio e ouvir o que o Senhor quer lhe dizer. Como Amós aja de acordo com a voz de Deus.

Deus fala de maneiras inesperadas.

É preciso aprender a ouvi-Lo.


Deus os abençoe!

Pr. Fabio Luiz Furtado

Nenhum comentário:

Postar um comentário