sexta-feira, 12 de agosto de 2011

O Poder da Oração

Atos 16:11-15

11 Navegando, pois, de Trôade, fomos em direitura a Samotrácia, e no dia seguinte a Neápolis; 12 e dali para Filipos, que é a primeira cidade desse distrito da Macedônia, e colônia romana; e estivemos alguns dias nessa cidade. 13 No sábado saímos portas afora para a beira do rio, onde julgávamos haver um lugar de oração e, sentados, falávamos às mulheres ali reunidas. 14 E certa mulher chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que temia a Deus, nos escutava e o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia. 15 Depois que foi batizada, ela e a sua casa, rogou-nos, dizendo: Se haveis julgado que eu sou fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso.


Filipenses 1.3-5

3 Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós, 4 fazendo sempre, em todas as minhas orações, súplicas por todos vós com alegria 5 pela vossa cooperação a favor do evangelho desde o primeiro dia até agora;


Com tristeza temos que admitir um tendência de negligência à prática da oração nas igrejas.

A despeito de uma boa teoria, na prática deixamos muito a desejar neste aspecto.

Se fizéssemos uma pesquisa sobre a importância da oração e seus efeitos, creio que só teríamos respostas satisfatórias. Muitos, inclusive, dariam testemunho das bençãos obtidas.

No entanto, se fosse pesquisando o tempo que cada cristão gasta com oração, receio que as respostas seriam deprimentes. De igual modo, a frequência aos cultos de oração geralmente é bastante fraca.

No texto lido. Vemos o relato de Paulo e seus companheiros na cidade de Filipos procurando um local onde se praticasse a oração. Na reunião resultante, Lidia se converte a Cristo.

Ela teve sua vida transformada pelo poder do evangelho e se dedica a Obra do Senhor.

- Alguns anos mais tarde Paulo escreve aos Filipenses o que lemos no segundo texto, elogiando aqueles cristãos.

Observe que a Igreja de Filipos, começou a prática de um encontro destinado a oração. Isso é realmente extraordinário!

Além da oportunidade de compartilharmos nossos desafios e vitórias, pessoas também encontram uma nova vida com Jesus, criam-se projetos e nascem igrejas - e tudo isso pela ação do Espírito Santo em resposta a nossas orações.


E você? Como anda sua vida devocional?

Você tem o hábito de orar ou é do tipo que até fala bem da oração, mas sempre deixa pra depois?

Você tem se lembrado de orar pelos outros?

Que tal começar uma vida de maior intimidade com Deus por meio da oração? E ainda, o que acha de um
pequeno esforço extra para também participar de reuniões de oração?

Conclusão: A oração de um justo, é poderosa e eficaz (Tiago 5:16b)

Deus os abençoe,

Pr. Fabio Luiz Furtado

Nenhum comentário:

Postar um comentário