domingo, 14 de agosto de 2011

Eternidade


Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; Também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até o fim.
Eclesiastes 3:11

"Certa vez, um garoto perguntou ao seu professor o que era eternidade. - Imagine uma pedra três vezes maior que o mundo todo, disse o professor. A cada cem anos um passarinho pousa sobre ela e amola a ponta do seu bico. Quando essa pedra não mais existe de tanto o passarinho amolar a ponta do seu bico, teria se passado um segundo na eternidade."

A vida terrena com todos os seus cuidados não nos permite muitas vezes pensarmos na eternidade. Mas o homem, seja ele jovem ou idoso, culto ou indouto, rico ou pobre precisa lembrar-se de que a vida não se limita ao tempo em que andamos sobre este mundo. É preciso pensar na eternidade.

I- Eternidade: mito ou realidade?
1 - Em nosso mundo existe muitos mitos, fantasias, lendas, contos e sonhos que nada tem a ver com a realidade. Não seria a eternidade, um simples mito?

2 - Se não houver a eternidade, podemos pensar como aqueles que dizem "comemos e bebamos, porque amanhã morreremos". A vida perde o seu sentido se tudo se acaba com a morte.

3 - Mas a eternidade está embutida no coração do homem. Em qualquer época encontraremos a crença de que a vida não se limita a este mundo físico. Isto porque o homem é um ser eterno;

4 - Os poemas de Homero (Ilíada, Odisseia), constitui como que a Bíblia dos gregos. No âmago dos escritores mitológicos está a idéia da imortalidade e de uma vida eterna no além. Os gregos tinham uma profunda reverência pelos mortos;

5 - Confúcio é um dos filósofos mais consagrados na história do povo chinês. O templo de Confúcio, em Pequim, foi construído no séc. XII, já passou por várias reformas. Até hoje, os chineses lhe rendem culto. Isto mostra o homem vivendo a crença da eternidade.

6 - Certas tribos de esquimós, ao morrer uma criança enterram junto com ela a cabeça de um cão, porque este aninam é bom conhecedor dos caminhos, e em parte de seu corpo saberá guiar o Infante para o mundo das almas;

7 - A Bíblia ensina sobre a eternidade com muitas partes: "Deus pôs a Eternidade no coração do homem". (Eclesiastes 12:7, 3:11). A Eternidade não é mito, ela é um fato.

II- Eternidade: ventura ou desventura?
1 - O home tanto pode fazer da eternidade uma felicidade eterna, como uma desgraça perene;

2 - Jesus falou de um caminho largo e de um caminho estreito (Mateus 7:13,14).

3 - O Senhor Jesus claramente afirmou que haverá um julgamento em que Ele determinará a benção eterna para um e o sofrimento eterno para outros (Mateus 25:31-46).

4 - Para muitos, pensar na eternidade constitui-se num pesadelo; todavia, é possível aguardá-la prazeirosamente quanto temos Jesus Cristo no coração.

III- Eternidade: onde irei vê-la?
1 - Planejamos onde passar a lua de mel, as férias, a aposentadoria e a velhice, e até onde seremos sepultados.

2 - E a Eternidade, onde você espera, passá-la. Já pensou nisso?

3 - Precisamos estar preparados para o dia em que prestaremos contas diante de Deus (Romanos 14:10-12, 2 Coríntios 5:10);

4 - Estar preparado ou não é uma questão de escolha, de opção de cada um em relação a Jesus;

5 - Em lucas temos uma narrativa tremenda - 2 homens que promoveram desordem, cometeram crimes, assaltos, roubos, etc. Foram presos na mesma época, crucificados juntos e morreram. Um reconheceu que Jesus era Filho de Deus. Por causa disso a sua eternidade foi totalmente diferente do outro: Ele encontrou-se com Cristo no Paraíso e o outro padeceu no inferno (Lucas 23:39-43).

6 - Assim será com muitos casais, pais e filhos, amigos, colegas de escola, companheiros de trabalho, vizinhos, etc...

7 - Tudo é uma questão de escolha, de opção, depende de você. A parte de Deus já foi feita, agora só depende da sua decisão.

Conclusão: Diante da realidade da eternidade o que você pensa? Qual será agora sua decisão? Receba a Cristo, e com Ele a sua eternidade será feliz. Há muitos anos um homem fez a sua opção e então, no final de sua vida, testemunhou: " Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz me dará naquele dia, e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda. (2 Timóteo 4:7,8)

Deus os abençoe,
Pr. Fabio Luiz Furtado

Nenhum comentário:

Postar um comentário