domingo, 27 de fevereiro de 2011

Igreja Bons e Maus exemplos

O presbítero ao amado Gaio, a quem em verdade eu amo. Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma. Porque muito me alegrei quando os irmãos vieram, e testificaram da tua verdade, como tu andas na verdade. Não tenho maior gozo do que este, o de ouvir que os meus filhos andam na verdade. Amado, procedes fielmente em tudo o que fazes para com os irmãos, e para com os estranhos, Que em presença da igreja testificaram do teu amor; aos quais, se conduzires como é digno para com Deus, bem farás; Porque pelo seu Nome saíram, nada tomando dos gentios. Portanto, aos tais devemos receber, para que sejamos cooperadores da verdade. Tenho escrito à igreja; mas Diótrefes, que procura ter entre eles o primado, não nos recebe. Por isso, se eu for, trarei à memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas; e, não contente com isto, não recebe os irmãos, e impede os que querem recebê-los, e os lança fora da igreja. Amado, não sigas o mal, mas o bem. Quem faz o bem é de Deus; mas quem faz o mal não tem visto a Deus. Todos dão testemunho de Demétrio, até a mesma verdade; e também nós testemunhamos; e vós bem sabeis que o nosso testemunho é verdadeiro. Tinha muito que escrever, mas não quero escrever-te com tinta e pena. Espero, porém, ver-te brevemente, e falaremos de face a face. (1:15) Paz seja contigo. Os amigos te saúdam. Saúda os amigos pelo seu nome.
3 João

Essa carta, escrita por João é enviada a um Pastor ou dirigente de uma igreja que chama-se Gaio. O autor está o elogiando e o encorajando, porque ele estava pra variar encontrando oposições na igreja de um certo homem cahamado Diótrefes e fala bem de um outro exemplo da igreja chamado Demétrio (talvez na linguagem de hoje puxa-saco do Pastor Gaio).
1º - Gaio, o bom exemplo:
Gaio foi elogiado por João por ser hospitaleiro, por dar um bom testemunho da sua fé, até mesmo para pessoas estrangeiras. Ele era o cristão que vivia sua fé com amor para com os outros, sempre colocando Cristo em 1º lugar.
Gaio é o exemplo de Cristão a ser seguido. É o crente que agrada a Deus por viver a sua fé demonstrando-a em ações para o bem dos outros.
2º - Diótrefes: o mau exemplo.
Diótrefes pertencia à mesma igreja que Gaio, mas diferentemente dele, agia com um espírito não cristão. Era aquele que queria mandar em tudo, ter poder em suas mãos. Um homem ganacioso que se achava "dono" da igreja.
As nossas igrejas estão cheias de pessoas que se acham "donas" de tudo. (Se as coisas não são do jeito ou do modo que querem, falam mal, não participam). Às vezes os próprios fundadores da congregação se tornam os "afundadores" dela. Em vez de unir forças e trabalhar pela causa do evangelho, querem ser os donos da verdade, falam mal da própria Igreja (esquecem-se que falar mal da sua igreja, falam mal de si mesmos acima dos propósitos de Cristo. Esses são os maus exemplos, que não devem ser seguidos, e , sim repreendidos.
3º Demétrio: O cristão fiel.
Não há muitas informações a respeito de Demétrio. Mas todos davam um bom testemunho a seu respeito, o que mostra que ele era um cristão fiel.
O Conselho de João é este: "Amado, não imites o que é mal, senão o que é bom. Aquele que pratica o bem, procede de Deus. Aquele que pratica o mal jamais viu a Deus."(3 Jo 11).
Qual dos 3 vocês tem sido?
Sejamos todos como Gaio e Demétrio, cristãos fiéis que praticam o bem que procede de Deus.

Deus o abençoe,

Pr. Fabio Luiz Furtado



Nenhum comentário:

Postar um comentário