domingo, 13 de fevereiro de 2011

O Amor de Deus por seu povo



Atraí-os com cordas humanas, com laços de amor; fui para eles como quem alivia o jugo de sobre as suas queixadas e me inclinei para dar-lhes de comer.
Oséias 11:4





O Profeta Oséias anunciou a mensagem de Deus ao povo de Israel. O Reino do Norte, depois do tempo do Profeta Amós e antes da conquista da Cidade Samaría pelos Assírios em 721 antes de Cristo.
Oséias avisa aos Israelitas que Deus vai castigá-los por estarem adorando ídolos. Mas Deus não os abandonorá e estará sempre pronto a salvá-los.
A experiência dolorosa do profeta com sua esposa levou-o a descrever o relacionamento de Deus com o povo de Israel como a de um marido fiel com sua mulher infiel.
Deus sempre é o marido fiel!
O povo de Israel foi escolhido por Deus. Tal escolha incluía o privilégio de ter Deus na liderança, acompanhando-o e protegendo-o.
Por outro lado, ele tinha a responsabilidade de cumprir seu papel de povo de Deus, diante de todo o mundo. Por causa disso, quando os Israelitas falhavam, Deus mandava profetas para advertí-los.
Mas isso nem sempre resolveu. Muitos profetas foram expulsos do meio do povo.
Ainda assim, Deus se lembrava das promessas feitas a Davi e voltava a chamar os rebeldes de "meu povo". Como ressalta Oséias, Deus os atraía "com laços de amor".
O amor de Deus foi sempre constante e fiel . Foi tão firme, que levou a cumprir a promessa de enviar o Salvador Jesus ao mundo para morrer pelos pecados da Humanidade.
E mesmo quando o rejeitaram, Deus se manteve fiel às promessas e estendeu seu amor ao mundo inteiro.
Esse é o verdadeiro Deus: Ele atrai com laços de amor. E esse amor se estende até nós e não tem fim. Deus continua aliviando o jugo que pesa sobre nós e oferecendo o alimento diário.
Por causa de Cristo, nos tornamos povo de Deus e somos envolvidos pelo Seu amor.
Deus o abençoe!
Pr. Fabio Luiz Furtado

Nenhum comentário:

Postar um comentário