domingo, 12 de setembro de 2010

Deus está te chamando!

No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as orlas do seu manto enchiam o templo. Ao seu redor havia serafins; cada um tinha seis asas; com duas cobria o rosto, e com duas cobria os pés e com duas voava. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; a terra toda está cheia da sua glória. E as bases dos limiares moveram-se à voz do que clamava, e a casa se enchia de fumaça. Então disse eu: Ai de mim! pois estou perdido; porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio dum povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos!
Isaias 6:1-5


Ao refletirmos sobre a vocação, questionamos se ela é ato exclusivo de Deus ou pode ser construída, se outras pessoas podem colaborar para seu desenvolvimento, se fatores e características específicas estão presentes na vida dos vocacionados.


A vocação pode ir sendo construída conforme as necessidades da Igreja e do Reino.


A Igreja pode colaborar para que o vocacionado seja moldado para seu chamado.


Analisando o texto de Isaias 6, podemos destacar que:

1 - Precisamos de vocacionados que tenham visto Deus. No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as orlas do seu manto enchiam o templo. (Versículo 1). Uma experiência pessoal e única com o Senhor Jesus Cristo é necessária para um vocaionado explicar o seu pessoal. O chamado para o Ministério não vem de voz humana e sim de voz divina, é experiência maior que transcende um olhar terreno para um encontro verdadeiro e marcante com Deus, não apenas de salvação e conversão mas sim de chamado ministerial pessoal.


2 - Precisamos de vocaionados plenos de Deus. No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as orlas do seu manto enchiam o templo. (Versículo 1). Não há que existir espaços na vida do vocacionado para serem preenchidos por outras coisas que nãos ejam concernentes as que dizem respeito a deus. O Objetivo principal de sua vida deve ser o Reino de Deus, por ele e para elel sua existência deve convergir. O vocaionado precisa se lançar nos assuntos do Reino de Deus buscanco a plenitude do que ele quer fazer em seu ministério e vivendo uma vida Cristocêntrica.


3 - Precisamos de vocacionados com autoridade moral e espiritual. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; a terra toda está cheia da sua glória. (Versículo 3). É o terceiro livro que mais usa a expressão "Assim diz o Senhor" (Perde apenas para Jeremias e Ezequiel). Uma vida que busque um padrão moral sem reprimendas, onde a sociedade veja um exemplo de vida, caráter, moral e honradez. A Igreja precisa instruir os vocacionados para fugirem de laços da sociedade capitalista que influenciam no ser humano dívidas e desejos de possuir além de suas possibilidades, destruindo seu nome e distanciando a atmosfera de santidade em que o minstro deve viver.


4 - Precisamos de vocacionados que tenham reverência com as coisas de Deus Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam." (Versículo 2). "Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos. (Versículo 5). Quando pensamos em reverência é claro que não podemos deixar de pensar em uma atitude de contrição diante do Nome de Deus, da Casa de Deus, dos assuntos inerentes ao Soberano, mas precisamos também pensar em reverência como um compromisso com as respinsabilidades assumidas relativas ao cargo ministerial, a pontualidade, ao zelo, ao temor as causas referentes ao Reino de Deus.


5 - Precisamos de vocacionados com uma visão adequada de sí mesmo e de suas limitações. Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos. (Versículo 5). É necessário um cuidado ímpar em não assumir funções que não condizem com suas qualificações e não aspirar cargos além da sua real capacidade. É muito importante que o vocacionado observe suas habilidades e saiba reconhecer seus pontos críticos para não se colcoar em situações ministeriais difíceis, onde aceite atribuições que não consiga desempenhar com facilidade.


Enfim precisamos de vocacionados que se enquadrem em Marcos 12:30: "Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento."



Deus vos abençoe,


Pr. Fabio Luiz Furtado

Nenhum comentário:

Postar um comentário