domingo, 31 de outubro de 2010

Jesus está voltando!


Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo.

Mateus 24:13




Quando será o fim do mundo é uma pergunta que Jesus jamais respondeu.

Muitos especularam sobre o assunto, mas sem sucesso.

Não era intenção de Deus marcar uma data para o retorno de Jesus.

Entretanto, Jesus nos deixou sinais claros que apontam para a sul volta. Esses sinais servem de advertência e alerta: Jesus não demorará. Então, precisamos estar sendo sempre preparados!

O texto de Mateus 24 resgistra os sinais que antecederão a vinda de Jesus:

1 - "Virão muitos em meu nome dizendo: Eu sou o Cristo, e enganarão a muitos". (Mateus 24:5). Cuidado! Muitas pessoas dizem e dirão que são o próprio Cristo, anunciarão grandes coisas mas, na realidade buscam apenas fama, glória, dinheiro e prazer.

2 - Ouvireis falar de guerras e rumores de guerras (Mateus 24:6): Vivemos sob a ameaça de armas nucleares, biológicas, terrorismo e guerras mundiais. Os "rumores de guerras" intraquilizam o ser humano e roubam-lhe a paz.

3 - Porquanto se levantará nação contra nação, reino contra reino (Mateus 24:7). É constante a disputa entre Oriente e Ocidente, entre países ricos e países pobres. Não há paz entre as nações.

4 - "Haverá fomes" (Mateus 24:7): Não é preciso ir longe constatar sim a fome tem matado pessoas. NO Brasil, muitas ainda morrem de subnutrição. E há situações piores em países ainda mais em pobres e abandonados.

5 - "Terremotos" - (Mateus 24:7): A ciência evoluiu e tenta prever as destruições que vem da natureza. Mas terremotos, maremotos e grandes calamidades continuam acontecendo todos os anos, dizimando populações inteiras.

6 - "Sereis odiados de todas as nações, por causa do "Meu Nome". (Mateus 24:9). A perseguição aos cristãos aumentará, muitos misionários são mortos todos os anos em países que ainda não aceitaram o Cristianismo. E, veladamente, os cristãos são perseguidos e humilhados no mundo todo de diversas formas.

7 - "Levantar-se-ão muitos falsos profetas e enganarão a muitos (Mateus 24:11): os falsos profetas não são apenas aqueles que pregam religiões completamente contrárias a Cristo, mas podem fazer parte do próprio meio Cristão. Eles ensinarão coisas, anunciando coisas, que não estão de acordo com os ensinamentos de Jesus! Prometem muito e fazem pouco e nada. Querem apenas o seu próprio bem.

8 - Por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará (Mateus 24:12): Imoralidade, prostituição, drogas, já estão em toda parte. Isso, sem falar de lares desestruturados e do egocentrismo. Cada vez mais as pessoas se preocupam consigo mesmas e estão desaprendendo o amor.

9 - Será pregado este Evangelho do Reino por todo mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim (Mateus 24:14): Ainda há muitos povos que não possuem a Bíblia na sua própria língua. Inúmeras etnias não tiveram a oportunidade de ouvir a respeito do Salvador Jesus. Mas há muitos cristãos trabalhando para que todos os povos possam ouvir o evangelho e conhecer o Salvador.

Deus quer dar a todos a oportunidade de serem salvos.

Todos esses sinais já estão acontecendo e vão se acentuar cada vez mais. Eis o alerta para o cristão: Jesus voltará! Muitos abandonarão a fé, mas "aquele, porém que perseverar até o fim, esse será salvo" (Mateus 24:13.


Deus os abençoe!


Pr. Fabio Luiz Furtado

domingo, 24 de outubro de 2010

Benção e Promessa!

"Restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto migrador, pelo destruidor e pelo cortador, o meu grande exército que enviei contra vós outros. Comereis abundantemente e vos fartareis e lovareis o Nome do Senhor, vosso Deus, que se houve maravilhosamente convosco; e o meu povo jamais será envergonhado."
Joel 2:25-26



O Ponto de Partida da mensagem do profeta Joel é a terrível praga de gafanhotos e a seca que arrasaram a terra de Judá.


Para o profeta, essas desgraças são sinais do dia em que Deus julgará os povos de todas as nações e castigará os pecadores.


O profeta apela aos Israelitas para que se arrependam e voltem para Deus, que assim os abençoará e lhes dará de novo tudo o que os gafanhotos e a seca destruiram. Mais uma vez o povo será próspero e feliz, e em Jerusalém Deus habitará.


Não há no livro de Joel nenhuma indicação do tempo que o profeta anunciou a sua mensagem. Pensa-se que o livro foi escrito entre 450 - 350 a.C., durante o tempo em que a Pérsia dominava Israel. A Pérsia hoje é o Irã.


O cenário era de desgraça total. O profeta Joel descreveu a destruição causada pelos gafanhotos: Primeiro o cortador, depois o migrador, após o devorador e por fim o destruidor.


Deus advertiu, condenou e castigou o povo de Israel. Mas assim que o povo de arrependeu e retornou para o Senhor, Ele voltou a abençoá-los grandiosamente.


Deus não só restituiu o que havia sido perdido com o ataque dos gafanhotos, como concedeu comida em abundância. As bençãos de Deus são imensas.


O povo já havia estado sob a chuva de bençãos, mas desviou-se dela. Com o arrependimento, voltou a se posiocionar sob a torrente divina.


Depois das bençãos imediatas, Deus apontou para as bençãos futuras.


"Acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos anciãos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões;29 e também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito."

Joel 2:28-29


O profeta Joel apresentou ao povo a promessa de Deus do derramamento do Espírito Santo, concretizado no Novo Testamento, depois da volta de Jesus ao céu, conforme capítulo 2 de Atos.


O amor de Deus não se limita ao presente, mas une o o presente ao futuro. Deus sempre cumpre as suas promessas. Ele cumpriu a promessa feita no tempo do profeta Joel.


Antes disso, cumpriu a promessa de enviar o Salvador.


Ele continua cumprindo o que nos promete . o Seu amor e Sua fidelidade não tem fim



Deus o abençoe!



Pr. Fabio Luiz Furtado

domingo, 10 de outubro de 2010

Samuel, a criança que ouviu!


Depois veio o Senhor, parou e chamou como das outras vezes: Samuel! Samuel! Ao que respondeu Samuel: Fala, porque o Teu servo ouve.


I Samuel 3:10

Samuel era um menino ou talvez um pré-adolescente. É provável que estivesse na casa dos 12 anos quando foi chamado pelo Senhor. E ouviu a voz de Deus diretamente falando com Ele.

Samuel foi um exemplo de entrega total e confiança em Deus. Desde pequeno, vivia na casa do Senhor e aprendia a Palavra de Deus por intermédio do Sacerdote Eli.

Mas houve uma noite especial, uma circunstância especial:

Samuel teve um contato direto com o Salvador e se submeteu como servo humilde quando disse: "Fala, porque o Teu servo ouve"

No coração daquele menino houve:
  • Disposição para levantar e ouvir ao Senhor.
  • Prontidão para obedecer e servir ao Senhor.
São duas coisas necessárias para ouvir a Deus: Disposição e Prontidão. (Obediência em tudo).

Então Deus falou com poder e graça.

A disposição e a humilde prontidão para ouvir a voz do Senhor estão em falta nos nossos dias.

Pessoas apressadas e cheias de preocupações não param para ouvir a voz do Senhor.

A Palavra de Deus está aí. Qualquer um pode ter acesso à Bíblia Sagrada.

Há templos por toda parte, (claro que temos que ter o cuidado para ver se prega genuinamente a Bíblia). Mas é necessário, para e ouvir.

Se o Senhor fala, mas nós não ouvimos, nosso coração continua distante do coração de Deus.

Pare! Ouça! Abra a sua Bíblia!

Separe um tempo para ouvir o que Deus tem a lhe dizer. Vá à igreja, enriqueça-se mais e mais da Palavra. O Senhor está chamando. Responda com humildade: "Fala, porque o Teu Servo ouve".


Deus o abençoe,


Pr. Fabio Luiz Furtado.

domingo, 3 de outubro de 2010

Obediência


"Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra; e todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, se ouvires a voz do Senhor teu Deus."

Deuteronônio 28:1-2


O capítulo 28 de Deuteronônio apresenta os resultados da obediência ou não aos mandamentos de Deus.


Os primeiros 14 versículos mostram as bençãos do Senhor para quem obedece. Do versículo 15 em diante são apresentados os castigos e as maldições reservados para quem O desobedece.


Jesus foi um exemplo de obediência na terra. A nós, cristãos cabe buscarmos um coração como o de Jesus.


Desobedecer a Deus é brincar com o perigo. A atitude de quem não obedece-Lo é igual de uma criança que insiste em brincar com algo perigoso, apesar da adivertência de seus pais. Em algum momento, a criança se fere e sofre. Assim também quem desobedece a Deus, acaba se ferindo e sofrendo as consequências da rebeldia.


A Bíblia nos mostra perfeitamente o caminho da obediência, nos instrui, nos aproxima de Deus e ainda nos promete bençãos celestiais. Mas também nos aponta o caminho da desobediência e sua consequências: Vergonha e Perdição.


Somos filhos de Deus, filhos da obediência. Devemos andar como Jesus andou. Somos discípulos de Cristo. Quando o mundo olhar para nós, que não veja as nossas fraquezas, falhas, mas Cristo em nós!



Deus o abençoe!



Pr. Fabio Luiz Furtado