domingo, 24 de outubro de 2010

Benção e Promessa!

"Restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto migrador, pelo destruidor e pelo cortador, o meu grande exército que enviei contra vós outros. Comereis abundantemente e vos fartareis e lovareis o Nome do Senhor, vosso Deus, que se houve maravilhosamente convosco; e o meu povo jamais será envergonhado."
Joel 2:25-26



O Ponto de Partida da mensagem do profeta Joel é a terrível praga de gafanhotos e a seca que arrasaram a terra de Judá.


Para o profeta, essas desgraças são sinais do dia em que Deus julgará os povos de todas as nações e castigará os pecadores.


O profeta apela aos Israelitas para que se arrependam e voltem para Deus, que assim os abençoará e lhes dará de novo tudo o que os gafanhotos e a seca destruiram. Mais uma vez o povo será próspero e feliz, e em Jerusalém Deus habitará.


Não há no livro de Joel nenhuma indicação do tempo que o profeta anunciou a sua mensagem. Pensa-se que o livro foi escrito entre 450 - 350 a.C., durante o tempo em que a Pérsia dominava Israel. A Pérsia hoje é o Irã.


O cenário era de desgraça total. O profeta Joel descreveu a destruição causada pelos gafanhotos: Primeiro o cortador, depois o migrador, após o devorador e por fim o destruidor.


Deus advertiu, condenou e castigou o povo de Israel. Mas assim que o povo de arrependeu e retornou para o Senhor, Ele voltou a abençoá-los grandiosamente.


Deus não só restituiu o que havia sido perdido com o ataque dos gafanhotos, como concedeu comida em abundância. As bençãos de Deus são imensas.


O povo já havia estado sob a chuva de bençãos, mas desviou-se dela. Com o arrependimento, voltou a se posiocionar sob a torrente divina.


Depois das bençãos imediatas, Deus apontou para as bençãos futuras.


"Acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos anciãos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões;29 e também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito."

Joel 2:28-29


O profeta Joel apresentou ao povo a promessa de Deus do derramamento do Espírito Santo, concretizado no Novo Testamento, depois da volta de Jesus ao céu, conforme capítulo 2 de Atos.


O amor de Deus não se limita ao presente, mas une o o presente ao futuro. Deus sempre cumpre as suas promessas. Ele cumpriu a promessa feita no tempo do profeta Joel.


Antes disso, cumpriu a promessa de enviar o Salvador.


Ele continua cumprindo o que nos promete . o Seu amor e Sua fidelidade não tem fim



Deus o abençoe!



Pr. Fabio Luiz Furtado

Nenhum comentário:

Postar um comentário