domingo, 18 de setembro de 2011

Ser um bom Ministro de Cristo

Todos nos esforçamos para nos destacarmos naquilo que fazemos. Não por vaidade, orgulho, ostentação, mas por amor, responsabilidade, por uma sentimento de que aquilo que abraçamos, se merece ser feito, merece ser bem feito.

Assim também Paulo agia, principalmente porque a obra que estava engajado é a mais preciosa que se pode ter. Ser ministro é um alto privilégio, mas também é de grande responsabilidade. Para exercer bem este ministério, o apóstolo Paulo cultivava determinados hábitos essenciais ao bom ministro de Cristo:Quais são estes hábitos?

I - Piedade (Efésios 3:14);
1 - Paulo levava as dificuldades e necessidades de seu ministério à presença de Deus. A obra que estamos envolvidos só pode ser feita na presença e na força do Senhor.

2 - Precisamos de ministros que tenham o rebanho (vidas) no coração. Pessoas de oração, piedosas.

3 - Jesus deu exemplo: Mesmo sendo Deus, não dispensou buscar forças com o Rei (Mateus 26: 39). Estevão quando era apedrejado, chamava o Pai (Atos 20:36) "Certas pedras só podem ser removidas estando de joelhos.

II - Praticidade (1 Coríntios 9:23);
1 - "Tudo faço por causa do Evangelho" (1 Coríntios 9 :19-23)Paulo dá testemunho de seu esforço para ganhar o maior número de pessoas possível para Cristo.

Amados, a nossa oração tem que desembocar na ação, na prática.

III - Disponibilidade (Atos 20:24);
1 - "Em nada tenho minha vida por preciosa". Paulo era um homem disponível para Deus.

2 - Era disposto a correr qualquer risco, sabia que a obra vale a pena (1 Coríntios 15:58).Isaías foi totalmente disponível para Deus (Isaías 6 : 8). Deus usará quem estiver inteiramente no altar, à sua disposição. Pessoas totalmente disponíveis (Lucas 1:38).

IV - Fidelidade (2 Timóteo 4: 7-8);
1 - Paulo disse: "Combati... Completei... Guardei..." Homem de um só propósito, abraçou este propósito com unhas e dentes até o final de sua vida.

2 - Pessoas têm sido limitadas por ter coração dividido. E ter coração dividido faz você ter alvos secundários e isto tira suas forças. Enquanto não abrimos mão de muitas coisas, não poderemos ser grandemente abençoados. Há muitos que começam, mas poucos terminam. Precisamos de fidelidade. A Palavra, a Igreja, o Cristo.

Conclusão: Deus te chama para ser um bom Ministro:Teremos de ser: piedosos, de oração, que não faz a Obra de Deus no braço da carne. Ser prático de ação, chega de belas palavras, precisamos de disposição, correr riscos, porém com fidelidade, apegados a um só propósito, não tendo coração dividido com outras paixões.

Se formos sinceros, reconheceremos que ninguém é idôneo para tais coisas, a menos que o Caráter de Cristo se manifeste em nós.

Clamemos a Deus para nos capacitar para sermos honestos, piedosos diante Daquele que nos chamou. (2 Coríntios 3:5).

Deus os abençoe,
Pr. Fabio Luiz Furtado