domingo, 14 de agosto de 2011

Eternidade


Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; Também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até o fim.
Eclesiastes 3:11

"Certa vez, um garoto perguntou ao seu professor o que era eternidade. - Imagine uma pedra três vezes maior que o mundo todo, disse o professor. A cada cem anos um passarinho pousa sobre ela e amola a ponta do seu bico. Quando essa pedra não mais existe de tanto o passarinho amolar a ponta do seu bico, teria se passado um segundo na eternidade."

A vida terrena com todos os seus cuidados não nos permite muitas vezes pensarmos na eternidade. Mas o homem, seja ele jovem ou idoso, culto ou indouto, rico ou pobre precisa lembrar-se de que a vida não se limita ao tempo em que andamos sobre este mundo. É preciso pensar na eternidade.

I- Eternidade: mito ou realidade?
1 - Em nosso mundo existe muitos mitos, fantasias, lendas, contos e sonhos que nada tem a ver com a realidade. Não seria a eternidade, um simples mito?

2 - Se não houver a eternidade, podemos pensar como aqueles que dizem "comemos e bebamos, porque amanhã morreremos". A vida perde o seu sentido se tudo se acaba com a morte.

3 - Mas a eternidade está embutida no coração do homem. Em qualquer época encontraremos a crença de que a vida não se limita a este mundo físico. Isto porque o homem é um ser eterno;

4 - Os poemas de Homero (Ilíada, Odisseia), constitui como que a Bíblia dos gregos. No âmago dos escritores mitológicos está a idéia da imortalidade e de uma vida eterna no além. Os gregos tinham uma profunda reverência pelos mortos;

5 - Confúcio é um dos filósofos mais consagrados na história do povo chinês. O templo de Confúcio, em Pequim, foi construído no séc. XII, já passou por várias reformas. Até hoje, os chineses lhe rendem culto. Isto mostra o homem vivendo a crença da eternidade.

6 - Certas tribos de esquimós, ao morrer uma criança enterram junto com ela a cabeça de um cão, porque este aninam é bom conhecedor dos caminhos, e em parte de seu corpo saberá guiar o Infante para o mundo das almas;

7 - A Bíblia ensina sobre a eternidade com muitas partes: "Deus pôs a Eternidade no coração do homem". (Eclesiastes 12:7, 3:11). A Eternidade não é mito, ela é um fato.

II- Eternidade: ventura ou desventura?
1 - O home tanto pode fazer da eternidade uma felicidade eterna, como uma desgraça perene;

2 - Jesus falou de um caminho largo e de um caminho estreito (Mateus 7:13,14).

3 - O Senhor Jesus claramente afirmou que haverá um julgamento em que Ele determinará a benção eterna para um e o sofrimento eterno para outros (Mateus 25:31-46).

4 - Para muitos, pensar na eternidade constitui-se num pesadelo; todavia, é possível aguardá-la prazeirosamente quanto temos Jesus Cristo no coração.

III- Eternidade: onde irei vê-la?
1 - Planejamos onde passar a lua de mel, as férias, a aposentadoria e a velhice, e até onde seremos sepultados.

2 - E a Eternidade, onde você espera, passá-la. Já pensou nisso?

3 - Precisamos estar preparados para o dia em que prestaremos contas diante de Deus (Romanos 14:10-12, 2 Coríntios 5:10);

4 - Estar preparado ou não é uma questão de escolha, de opção de cada um em relação a Jesus;

5 - Em lucas temos uma narrativa tremenda - 2 homens que promoveram desordem, cometeram crimes, assaltos, roubos, etc. Foram presos na mesma época, crucificados juntos e morreram. Um reconheceu que Jesus era Filho de Deus. Por causa disso a sua eternidade foi totalmente diferente do outro: Ele encontrou-se com Cristo no Paraíso e o outro padeceu no inferno (Lucas 23:39-43).

6 - Assim será com muitos casais, pais e filhos, amigos, colegas de escola, companheiros de trabalho, vizinhos, etc...

7 - Tudo é uma questão de escolha, de opção, depende de você. A parte de Deus já foi feita, agora só depende da sua decisão.

Conclusão: Diante da realidade da eternidade o que você pensa? Qual será agora sua decisão? Receba a Cristo, e com Ele a sua eternidade será feliz. Há muitos anos um homem fez a sua opção e então, no final de sua vida, testemunhou: " Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz me dará naquele dia, e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda. (2 Timóteo 4:7,8)

Deus os abençoe,
Pr. Fabio Luiz Furtado

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Vivendo o Evangelho de Cristo com Dignidade

Filipenses 1.27-30

27 Somente portai-vos, dum modo digno do evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que permaneceis firmes num só espírito, combatendo juntamente com uma só alma pela fé do evangelho; 28 e que em nada estais atemorizados pelos adversários, o que para eles é indício de perdição, mas para vós de salvação, e isso da parte de Deus; 29 pois vos foi concedido, por amor de Cristo, não somente o crer nele, mas também o padecer por ele, 30 tendo o mesmo combate que já em mim tendes visto e agora ouvis que está em mim.


No original a expressão "viver" é "portar-se como cidadãos". Como deve ser o nosso comportamento, o nosso procedimento cristão? Neste trecho Bíblico somos exortados a vivermos de um modo digno do evangelho. Como?

I - Firmeza na Unidade (v.27)

1 - O Apóstolo Paulo usa a expressão: "estais firmes em um só espírito".
2 - Uma das grandes necessidades de uma comunidade é esta firmeza na unidade. É interessante que Paulo diz: ""Em um só espírito".
3 - A falta de firmeza na unidade de uma igreja é um péssimo testemunho, não dignifica, não honra, não exalta o Evangelho de Cristo.

!! - Luta no trabalho (v.27)

1 - Observe a ênfase que o Apóstolo dá quando fala da unidades: "Um único espírito, uma só alma, lutando juntos".
2 - Viver de um modo digno, na opinião do Apóstolo, é também lutar pela fé (evangélica).
3 - Reconhecermos, que neste particular, nós ainda somos indolentes, vagarosos, descuidados, negligentes, preguiçosos;
4 - Lutar pela fé (evangélica) é esforçar-se, dedicar-se, consagrar-se , é querer ver o Reino de Deus triunfar. Quantos hoje lutam por outras "fés". Quantos hoje dão suas próprias vidas em favor de outras coisas? Nós cristãos não temos nos empolgado com a fé (evangélica), não é isto trsite, até vergonhoso, um vexame?

III - Coragem (v.28)

1 - Neste texto, paulo ainda nos oferece uma outra idéia: ele diz que não podemos nos intimidar diante do adversário, um assunto que o apóstolo discute muito nesta epístola. Veja estes textos: 1:15, 17; 3:2,18 - Na Obra de Deus, sempre temos adversários, inimigos, foi sempre assim, com Moisés, Jeremias, Neemias, o próprio Jesus Cristo;
2 - Enganam-se aqueles que pensam que vão realizar a Obra de Deus sem oposições, críticas, perseguições e grandes dificuldades;
3 - Um dos maiores missionários foi W. Carey. Este homem enfrentou muitos adversários, o maior deles foi a loucura da sua própria esposa. O diabo é astuto, sagaz, ele procura arrefecer o nosso ânimo, nosso entusiasmo, o nosso ardor.
4 - Mas a palavra de Paulo é uma palavra de ordem: "Em nada estejais intimidados". O cristão é um corajoso, um lutador, o cristão não entrega os pontos. As fogueiras, as arenas, as espadas desembanhadas, os poderosos não intimidavam o filho de Deus.
Quanta inspiração ler Mateus 11:12, 43.11; Romanos 8:31-37
5 - Viver de um modo digno do evangelho de Cristo e não vacilar, e crer que os adversários, por mais terríveis que sejam, não prevalecerão sobre os Filhos de Deus.

Conclusão: Seja o nosso, o nosso propósito e o nosso esforço, viver de um modo digno o Evangelho de Cristo.

Deus os abençoe,

Pr. Fabio Luiz Furtado

Ouça o Senhor

Amós 1.1-2

1 As palavras de Amós, que estava entre os pastores de Tecoa, o que ele viu a respeito de Israel, nos dias de Uzias, rei de Judá, e nos dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel, dois anos antes do terremoto. 2 Disse ele: O Senhor brama de Sião, e de Jerusalém faz ouvir a sua voz; os prados dos pastores lamentam, seca-se o cume do Carmelo.



Amós era um agricultor que criava ovelhas e colhia figos. Certo dia, enquanto trabalhava, ouviu a voz do Senhor que o chamava. Como um bom amigo com quem conversamos.

Deus também fala conosco. Quando aprendemos a ouvir a voz de Deus, Ele fala de diversas formas:

Por meio de Sua Palavra Revelada (Bíblia), nas situações dos dia-a-dia; às vezes nos aconselha usando uma pessoa e demonstra amor e cuidado que tem por nós por meio de Sua criação.

Podemos ouvi-Lo das maneiras mais inesperadas.

Sua voz nem sempre é audível, pode ser doce cheia de amor e de aprovação; ou uma voz de repreensão , como um trovão que ruge.

A voz que Amós ouviu "Mas o Senhor me tirou de após o gado, e o Senhor me disse: Vai, profetiza ao meu povo Israel." (7:15) chamou-o para assumir um compromisso, realizar uma tarefa. Deus queria falar ao povo, mas as pessoas não sabiam ouvir.

Estavam com o coração endurecido, e a tarefa de Amós era transmitir a Mensagem de Divina. Muitas vezes não conseguimos entender o que o Senhor nos diz porque estamos com o coração fechado, endurecido. O que endurece o nosso coração?

O povo para quem Amós profetizou estava assim porque praticava a religião falsa, a religiosidade. Participavam das atividades certas, mas não tinham fé.

Por falta de fé tornavam-se orgulhosos e começavam a tratar uns aos outros de forma desumana.

A falta de sinceridade nas nossas orações e nas atitudes do dia-a-dia é um dos motivos que nos impede de ouvir a voz de Deus.

Se nosso amor à Deus for sincero, Ele falará com carinho, chamando-nos a andar com Ele.

Se por algum motivo nos deixarmos levar pelo orgulho e pela falsidade e trancarmos nosso coração, sua voz soará como um trovão.

De uma forma ou de outra, Deus falará conosco.

Se errarmos com aquele povo andava errado, Ele nos chamará ao arrependimento e oferecerá perdão.

Conclusão: Procure ficar em silêncio e ouvir o que o Senhor quer lhe dizer. Como Amós aja de acordo com a voz de Deus.

Deus fala de maneiras inesperadas.

É preciso aprender a ouvi-Lo.


Deus os abençoe!

Pr. Fabio Luiz Furtado

O Poder da Oração

Atos 16:11-15

11 Navegando, pois, de Trôade, fomos em direitura a Samotrácia, e no dia seguinte a Neápolis; 12 e dali para Filipos, que é a primeira cidade desse distrito da Macedônia, e colônia romana; e estivemos alguns dias nessa cidade. 13 No sábado saímos portas afora para a beira do rio, onde julgávamos haver um lugar de oração e, sentados, falávamos às mulheres ali reunidas. 14 E certa mulher chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que temia a Deus, nos escutava e o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia. 15 Depois que foi batizada, ela e a sua casa, rogou-nos, dizendo: Se haveis julgado que eu sou fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso.


Filipenses 1.3-5

3 Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós, 4 fazendo sempre, em todas as minhas orações, súplicas por todos vós com alegria 5 pela vossa cooperação a favor do evangelho desde o primeiro dia até agora;


Com tristeza temos que admitir um tendência de negligência à prática da oração nas igrejas.

A despeito de uma boa teoria, na prática deixamos muito a desejar neste aspecto.

Se fizéssemos uma pesquisa sobre a importância da oração e seus efeitos, creio que só teríamos respostas satisfatórias. Muitos, inclusive, dariam testemunho das bençãos obtidas.

No entanto, se fosse pesquisando o tempo que cada cristão gasta com oração, receio que as respostas seriam deprimentes. De igual modo, a frequência aos cultos de oração geralmente é bastante fraca.

No texto lido. Vemos o relato de Paulo e seus companheiros na cidade de Filipos procurando um local onde se praticasse a oração. Na reunião resultante, Lidia se converte a Cristo.

Ela teve sua vida transformada pelo poder do evangelho e se dedica a Obra do Senhor.

- Alguns anos mais tarde Paulo escreve aos Filipenses o que lemos no segundo texto, elogiando aqueles cristãos.

Observe que a Igreja de Filipos, começou a prática de um encontro destinado a oração. Isso é realmente extraordinário!

Além da oportunidade de compartilharmos nossos desafios e vitórias, pessoas também encontram uma nova vida com Jesus, criam-se projetos e nascem igrejas - e tudo isso pela ação do Espírito Santo em resposta a nossas orações.


E você? Como anda sua vida devocional?

Você tem o hábito de orar ou é do tipo que até fala bem da oração, mas sempre deixa pra depois?

Você tem se lembrado de orar pelos outros?

Que tal começar uma vida de maior intimidade com Deus por meio da oração? E ainda, o que acha de um
pequeno esforço extra para também participar de reuniões de oração?

Conclusão: A oração de um justo, é poderosa e eficaz (Tiago 5:16b)

Deus os abençoe,

Pr. Fabio Luiz Furtado