domingo, 14 de novembro de 2010

Ouro ou Bronze?


Subiu, pois, Sisaque, rei do Egito, contra Jerusalém e tomou os tesouros da Casa do SENHOR e os tesouros da casa do rei; tomou tudo. Também levou todos os escudos de ouro que Salomão tinha feito. Em lugar destes fez o rei Roboão escudos de bronze e os entregou nas mãos dos capitães da guarda, que guardavam a porta da casa do rei.

2 Crônicas 12.9-10

Roboão era filho e sucessor do famoso e sábio rei Salomão. Porém, não seguiu o Senhor.
Ele e o povo se afastaram de Deus.

Diante disso, Deus permitiu que o rei Sisaque atacasse Jerusalém e levasse os tesouros do Templo.

A destruição só não foi maior porque Roboão e o povo se arrependeram e reconheceram que Deus é justo.

- Os escudos de ouro feitos por Salomão eram usados para saudar o rei quando entrava ou saía do palácio. No ataque do rei Sisaque, os escudos foram levados.

- O que Roboão fez? Mandou fazer escudos de bronze para substituí-los.

Ouro ou bronze, o que é mais importante?

O ouro obviamente, tem mais valor.

Roboão perdeu o direito ao ouro por sua infidelidade a Deus e teve de se contentar com o bronze.

Era o que ele possuía.

- Quantas vezes trocamos o ouro pelo bronze, como se fossem a mesma coisa?

Isso ocorre quando não preparamos o melhor para Deus, somos infiéis e colocamos qualquer coisa no lugar. Muitos professores de Escola Bíblica Dominical e líderes da igreja, em vez de organizarem e executarem um bom trabalho, desempenham sua funções de maneira displicente, achando que "qualquer coisa serve". De fato, não dedicam seu tempo e estudo a Deus.

Outros ainda trocam o ouro pelo bronze na vida pessoal. Em vez de cumprir suas obrigações, quitar suas dívidas, cuidar da família, manter a pureza e a santidade diante de Deus, levam tudo "de qualquer jeito" e não conseguem apresentar uma vida agradável a Deus.

Perdem o ouro e têm de se contentar em viver com o bronze.

Quando há fidelidade e obediência a Deus, o ouro prevalece. Busquemos o ouro sempre. Não nos afastemos de Deus nem nos contentemos em agradálo pela metade. Sejamos representantes de Deus que brilham como o ouro e não como o bronze.



Deus o abençoe,

Pr. Fabio Luiz Furtado

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Vida Cristã







Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente.


I Timóteo 5.8



- As boas obras resultam da fé.

Quem recebe Jesus como seu Salvador passa por uma transformação. Sua vida não é mais a mesma.

- O coração para ser de Jesus, e o dia-a- dia se molda para agradar o Salvador.

- Uma das primeiras mudanças operadas é a maneira como o cristão trata a sua família. Com Jesus, ele deixa de ser egoísta e começa a se preocupar mais com os outros. Isso inclui cuidar incondicionalmente dos da própria casa. O apóstolo Paulo, quando escreve a Timóteo, enfatiza esse cuidado. Quem não cuida dos da própria casa "tem negado a fé" e é pior do que o descrente".

- Um pai cristão que não disciplina seus filhos?

- Uma mãe cristã que não é carinhosa com a família?

- Avós desamparados? Doentes descuidados?

Essas situações são incoerentes com a fé cristã.

Jesus nos ensinou a amar e amparar até os nossos inimigos, quanto mais aqueles que moram na mesma casa conosco ou que pertencem à nossa família!


Mostre a sua fé refletindo o Amor de Jesus em sua casa.
Cuidar da sua família é uma boa obra que agrada a Deus!

Deus o abençoe!




Pr. Fabio Luiz Furtado

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Carregar as baterias

Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.


Efésios 4:15-16





Há muitos aparelhos que dependem de bateria para funcionar. Se ela acaba, o aparelho fica sem utilidade. A "Edificação de si mesmo" nada mais é do que carregar as baterias.



Assim também acontece com os Cristão.


Às vezes, precisam dar uma parada para recarregar as baterias. Moisés foi reabastecido ao encontrar com a sarça ardente (Êxodo 3).


Josué recebeu força e ânimo ao encontrar o "Príncipe do Exército do Senhor" (Josué 5:13-15).


Foi pela força do Espírito que Sansão agiu em favor do seu povo (Juizes 13:25, 14:6) E ainda muitos outros foram fortalecidos por Deus em suas dificuldades terrenas.


Os cristãos pecisam parar no dia-a-dia para recarregar as baterias com a leitura da Palavra e oração. Não há nada mais revigorante do que ouvir o que Deus tem a dizer e coonversar coM Ele em oração. Isso pode ser feito individualmente e também em conjunto.


O Corpo de Cristo, A Igreja, se completa e se ajuda na edificação em amor.

Se você está desanimado e sem forças para enfrentar o mundo, se não tem interesse pelas coisas de Deus e seu testemunho está apagado, então está na hora de carregar as suas baterias. Retire-se para um encontro com Deus em Palavra e Oração.
Faça isso sozinho e também junto com o povo de Deus. Carregue as suas baterias e saía forte para o trabalho no Reino de Deus.

Deus o abençoe,

Pr. Fabio Luiz Furtado

Seguir a Jesus


Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me.

Lucas 9.23



Para ser um discípulo de Jesus, algumas coisas são necessárias. Aliás são indispensáveis. O capítulo 09 de Lucas nos dá uma aula de como segui-Lo. Eis as "dicas" de Jesus:

- Renunciar: "Negar-se a si mesmo", ou seja, deixar os seus próprios interesses de lado e colocar Jesus em primeiro lugar na sua vida.

- Tomar a sua Cruz: Estar disposto a enfrentar tudo por causa de Cristo, inclusive a morte.

- Decidir: Jesus quer que seus discípulos estejam realmente disposto a segui-Lo, incondicionalmente.

- Estar firme em Jesus: Deixar tudo para trás e anunciar Jesus a todos os povos e jamais se envergonhar do Salvador. Firmar-se em Cristo.

Jesus conta que 03 homens queriam segui-Lo:

Mas o coração deles não estava pronto para isso. Ao primeiro, Jesus respondeu: "As raposas tem seus covis, e as aves dos céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça (Lucas 9.58) - Seguir a Jesus não significa ter conforto e bens, significa renunciar a tudo.

O Segundo homem, queria ficar em casa até a morte de seu pai para depois começar a servir a Jesus. Servir a Jesus é uma decisão para hoje. Muitos usam desculpas para lançar essa tarefa para o futuro. A morte vem, e o serviço acaba não acontecendo. A hora é agora!

- O Terceiro homem queria ir para casa despedir-se de seus familiares. Ele não estava decidido a seguir a Jesus; Seus olhos estavam presos ao que deixaria para trás. Ele não estava apto para ser um discípulo.

O seu coração está pronto para servir a Jesus?

- Olha o que Jesus disse em Lucas 9.24-25: "Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; quem perder a vida por minha causa, esse a salvará. Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se ou a causar dano a si mesmo?"

"Seguir a Jesus" é renúncia, é entrega total.

A tarefa é difícil, mas tem mais valor do que qualquer riqueza que o mundo possa oferecer.


Deus os abençoe,

Pr. Fabio Luiz Furtado